A Ativore acaba de fechar mais uma parceria estratégica no mercado de imóveis para renda nos EUA, dessa vez com a CONTI Real Estate Investments, empresa norte-americana altamente especializada em propriedades residenciais multifamiliares na região de Dallas, Texas.
Reconhecida pela excelência nos processos de seleção e gestão desse tipo de propriedade, a CONTI possui um excepcional histórico no mercado:
Em recente viagem a Dallas para conferir de perto as oportunidades desse mercado, a equipe Ativore realizou visitas in loco a diversas propriedades multifamiliares. Fomos recebidos pela CONTI para conhecer em detalhes seus rigorosos processos de seleção (prospecção, avaliação, due diligence, negociação e aquisição) e operação (melhorias físicas e de gestão, gerenciamento dos ativos e venda das propriedades, quando se aplica).
Conversamos com o CEO e sócio-fundador da CONTI, Carlos Vaz, um apaixonado pela cidade de Dallas. Ele é um empreendedor visionário, renomado e premiado. Um pouco de seu currículo: ‘40 under 40’, do Dallas Business Journal; ‘35 estrelas em ascensão com menos de 35 anos’, da Real Estate Forum Maganize; finalista do ‘Empreendedor do Ano’, da Ernst & Young; ganhador do ‘Dallas 100’ e ‘Inc. 5000 Awards’.
Além disso, Vaz é membro de diversas organizações de prestígio, como Urban Land Institute (ULI), Young Presidents’ Organization (YPO), Real Estate Council of Dallas e National Multifamily Housing Council (NMHC), além de participante do Harvard Business School OPM Program.
Fizemos uma entrevista pingue-pongue com Carlos Vaz para saber mais sobre a CONTI e o mercado de imóveis para renda em Dallas. Mas antes ele conta para você um pouco das características da terceira maior cidade do Texas.
Ativore – Como estão as taxas de ocupação para imóveis multi-family em Dallas?
Carlos Vaz – Em geral, crescendo muito. Não há tantas casas para comprar e o preço está aumentando. A taxa de ocupação hoje está em 94% no mercado de multi-family como um todo, o que é considerado alto.
Na CONTI, sempre queremos estar acima de 92% de taxa de ocupação, pois menos que isso pode significar que o aluguel está muito caro. Mas buscamos ficar abaixo dos 97%, pois, acima desse patamar, provavelmente o aluguel está aquém do desejável. Então, por exemplo, se você tem 98% de ocupação, pode não ser tão bom, pois representa espaço para aumentar o aluguel.
Ativore – Como funciona o cash flow nos imóveis da CONTI?
Carlos Vaz – Na CONTI, a distribuição do cash flow para o investidor é mensal. E geralmente depois que fechamos o projeto, em 30 dias, o investidor já recebe a primeira distribuição.
Quando você olha para o cash flow, é preciso analisar se o imóvel está em uma boa região, ou seja, se tem boas escolas, comércio, empregos e, se comprando a propriedade, você terá condição de gerenciar o fluxo de caixa em longo prazo.
Só realizamos operações com propriedades multi-family no Texas, especificamente em Dallas. Somos muito conservadores e temos processos rigorosos para aceitar um empreendimento em nosso portfólio. Assim, temos certeza de que são projetos bons para o investidor.
Ativore – Quantas vezes o aluguel dos imóveis multi-family é aumentado no ano?
Carlos Vaz – O mercado é o indicador. Se a demanda está alta, não existe lei que impeça o investidor de aumentá-lo. O mercado é livre. Em um de nossos projetos, aumentamos o aluguel cinco vezes no mesmo ano.
Ativore – Se o inquilino não pagar, quanto tempo demora para tirá-lo do imóvel e fazer a nova ocupação?
Carlos Vaz – Em Dallas, são 15 dias para sair. É um processo rápido até para proteger o investidor e a cidade, que pode ser afetada por impostos não pagos. O estado do Texas é pró-senhorio e pró-business. Essas são algumas das principais vantagens de investir em imóveis para renda aqui.
Ativore – Que dicas o senhor dá para o investidor que tem interesse no mercado de imóveis para renda?
Carlos Vaz – A diversificação internacional é um dos fatores mais importantes para reduzir riscos em longo prazo, e o mercado norte-americano, especialmente Dallas, possui condições macro e microeconômicas, legais e demográficas muito favoráveis para o investimento em imóveis para renda.
Em segundo lugar, mas não menos importante, é preciso ter apoio profissional para evitar que sua tão sonhada renda passiva vire um pesadelo, principalmente no caso do investidor remoto.
Nesse sentido, transparência e entendimento do negócio são pontos muito importantes. Você precisa contar com profissionais que conheçam profundamente o mercado local e que façam reports periódicos e completos sobre as operações. A parceria com um gestor de confiança é o passo número um para o investidor. Por isso, estou com a Ativore.
Análise detalhada dos principais setores do mercado imobiliário privado nos EUA, com base no atual…
Se preferir acesse a versão em PDF: Índice: (Clique no título para ir direto a…
O multifamily Park Crescent é um imóvel em estilo “garden-style” de 400 unidades localizado em…
Se preferir acesse a versão em PDF: Pontos-chave Tipicamente, são considerados hotéis de ultraluxo aqueles…
https://youtu.be/IDJQc2LirCw Se preferir acesse a versão em PDF: No último dia 21 de fevereiro, tivemos…
Índice: (Clique no título para ir direto a sessão desejada) Introdução 1. Cenário Macro 2.…