Se você recebe renda nos Estados Unidos, ou incorre em prejuízos fiscais expressivos para aproveitamento em anos seguintes, você terá que apresentar a declaração de imposto sobre a renda (“Tax Return”) ao governo federal norte-americano – a depender do estado em que a renda ou o prejuízo fiscal foram auferidos, também será necessário o envio da declaração estadual. No Tax Return, com base nos informes de renda utilizados como base na preparação da declaração, é possível observar se será necessário pagar imposto de renda nos EUA ou se o governo americano deverá restituir valores pagos a maior ao fisco.
O Tax Return para o governo dos EUA é o mesmo que a Declaração de Imposto de Renda para o governo brasileiro, ou seja, nada mais é que um acerto de contas do contribuinte (que pode ser uma pessoa física ou jurídica) com o governo federal.
Porém, diferente do Brasil, onde em geral as declarações são enviadas ao fisco por meio de programas eletrônicos, o Tax Return é composto por um conjunto de formulários, que devem ser preenchidos conforme a realidade de investimento e fiscal de cada contribuinte.
Na maioria dos países, as declarações de imposto de renda devem ser apresentadas no ano seguinte ao ano fiscal (ex.: é exigido o envio da declaração referente ao ano de 2022 no ano de 2023), e isso não muda para os Estados Unidos. Porém, nos EUA, caso o contribuinte e/ ou suas empresas americanas estejam enquadrados em algumas regras, pode ser exigido o pagamento de imposto trimestral (por estimativa), veja abaixo quando há essa obrigação:
Como dito acima, há uma variedade de formulários que são utilizados no processo de atendimento do Tax Return, e para definir qual formulário deve ser utilizado, você deve considerar o tipo de estrutura adotada para realização do investimento nos Estados Unidos. Veja abaixo os principais formulários da Receita Federal dos EUA (Internal Revenue Service – IRS) e entenda quando utilizá-los:
Form 1040 – U.S. Individual Income: Deve ser utilizado pelas pessoas físicas com status de residência fiscal nos Estados Unidos.
Form 1040NR – U.S. Nonresident Alien Income: Aplicado as pessoas físicas não residentes fiscais nos Estados unidos.
Mas atenção para os forms acima; não confunda o conceito de residência fiscal com o de residência física e cidadania. existem regras específicas que se aplicam para determinar se você é residente fiscal nos EUA. Além de ter nascido nos EUA, existem outras duas regras para que você seja considerado um residente fiscal para o governo norte-americano:
Form 1065 – U.S. Return of Partnership Income: Utilizado para reportar as rendas e os demonstrativos financeiros (Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados) das empresas Partnership. Este modelo de empresa possui mais de um sócio (que pode ser residente fiscal ou não para os EUA) e é transparente para fins fiscais (passthrough entity), ou seja, são isentas de tributação sendo todo o lucro tributado ao nível dos sócios. Apesar disso, no processo do Tax Return, a empresa é obrigada a efetuar retenções de impostos dos seus sócios (withholding tax) como forma de antecipação do imposto devido pelos sócios, que descontam essa retenção em suas declarações pessoais, podendo haver complemento ou restituição de impostos.
Form 1120 – U.S. Corporation Income: Este formulário é exclusivo para reportar as rendas, o balanço patrimonial e a demonstração de resultados das empresas do tipo C-Corporation ou classificadas fiscalmente como C-Corporation (ex.: LLC tax as C-Corporation). Para este tipo de classificação fiscal, a tributação da renda ocorre no nível da empresa, não sendo necessário que os sócios enviem o Tax Return (veja aqui os tipos de empresas nos EUA).
A princípio, você precisará fornecer o número de identificação fiscal (Internal Tax Identification Number – ITIN, para pessoa física, ou Employer Identification Number – EIN, para empresa), data de nascimento, e caso você não seja residente fiscal nos EUA, pode ser necessário informar o tempo de permanência em território estadunidense durante o ano calendário fiscal.
Juntamente com isso, veja abaixo alguns documentos que podem ser necessários para preencher corretamente o seu Tax Return:
A organização da documentação suporte de um Tax Return pode ser demorada e cansativa e, a menos que você esteja altamente familiarizado com as regras tributárias, você pode estar perdendo benefícios fiscais valiosos.
Diferente do Brasil, no Tax Return dos Estados Unidos, enquanto pessoa física, você não precisará informar ao fisco americano o total de Bens e Direitos que você possui – a obrigatoriedade de reportar mais detalhes dos ativos investidos, se aplica somente para alguns tipos de empresas e se você é residente fiscal nos EUA com ativos fora do país.
Por outro lado, a pessoa física ou jurídica, que aufere rendas em território americano, tem em comum a obrigatoriedade de reportar todas as rendas e deduções tributárias por meio dos formulários disponibilizados pelo IRS.
A priori, temos a impressão de que a declaração é mais simples do que no Brasil, no entanto, os investidores internacionais nos EUA enfrentam barreiras como a escassez de informações, dificuldades na comunicação com os prestadores de serviços dos EUA e no entendimento dos requisitos e legislação tributária dos EUA.
Além disso, existem dois tipos de declaração, o Tax Return Federal e o Tax Return Estadual, sendo necessário entendimento básico das regras de cada um dos 52 estados, que possuem autonomia para determinar suas regras tributárias. Por esses motivos, para garantir que seu Tax Return seja corretamente executado, pontual e que você consiga receber todos os créditos e aproveite todas as deduções as quais sua estrutura se qualifica, contrate uma empresa (“CPA firm”) composta por uma equipe multidisciplinar, que domine todas as nuances fiscais dos Estados Unidos, seja em nível federal, como também estadual, além de uma excelência na comunicação durante todo o processo de atendimento da declaração.
Informações fiscais podem ser de difícil compreensão em qualquer idioma. É mais complicado ainda quando as informações não são oferecidas no seu idioma preferencial.
Estamos desde 2012 apoiando investidores nos EUA e gerimos o arquivamento de mais de 2.000 Tax Returns nos EUA, tendo desenvolvido metodologias robustas para simplificar a experiência dos clientes, controlar a qualidade das entregas e gerir o impacto das decisões do contador americano sobre a situação fiscal dos clientes tanto nos EUA quanto no país de residência do investidor.
Veja abaixo os nossos diferenciais:
Clique aqui e tenha acesso a nossa lâmina institucional.
Fique à vontade para nos enviar um e-mail para conversarmos mais sobre este serviço e como podemos ajudar na preparação de sua declaração de imposto de renda nos Estados Unidos.
Análise detalhada dos principais setores do mercado imobiliário privado nos EUA, com base no atual…
Se preferir acesse a versão em PDF: Índice: (Clique no título para ir direto a…
O multifamily Park Crescent é um imóvel em estilo “garden-style” de 400 unidades localizado em…
Se preferir acesse a versão em PDF: Pontos-chave Tipicamente, são considerados hotéis de ultraluxo aqueles…
https://youtu.be/IDJQc2LirCw Se preferir acesse a versão em PDF: No último dia 21 de fevereiro, tivemos…
Índice: (Clique no título para ir direto a sessão desejada) Introdução 1. Cenário Macro 2.…