Artigos

Situação do Brasil mostra que é o momento do investidor aplicar internacionalmente

Os últimos três anos não têm sido fáceis para investidores que possuem a totalidade de seu patrimônio alocado a ativos no Brasil. Por desconhecimento, a diversificação internacional de carteiras de investimento é vista com receio por muitos investidores brasileiros em razão da falta de conhecimento de alternativas de investimento seguras, e do respectivo impacto tributário e sucessório.

Costumo dizer que um investidor americano que formulasse a ideia de que “é muito arriscado manter meu patrimônio no EUA, por isso vou investir todo o meu capital no Brasil em real” seria certamente tachado de especulador temerário.

Ao contrário do real, que só é aceito no Brasil e perde 10% do seu valor anualmente, o dólar tem conversão universal, é reserva global de valor, tem como lastro a maior economia do mundo e luta contra o risco de deflação (a inflação nos EUA é 0,5% ao ano). Isso põe em perspectiva a posição do investidor brasileiro que evita a diversificação internacional.

Não existem certezas quanto à evolução futura do câmbio, e esperar uma cotação ideal para diversificar seu risco cambial pode ser uma estratégia arriscada, pois este momento poderá não chegar. O fato é que a desvalorização do real em 2015 não foi uma anomalia, e sim uma correção na cotação de uma moeda supervalorizada. É, portanto, fundamental para um investidor conservador, procurar alternativas para diversificar internacionalmente o seu patrimônio.

Precisamos formar e informar investidores sobre as possibilidades que estão à sua frente, como os imóveis para geração de renda em várias moedas, que podem garantir um rendimento de até 10% ao ano e em dólar. Não podemos deixar de lado a parte de legislação, muito importante para o investidor fazer a aplicação de forma segura para atingir o seu objetivo.

Pedro Barreto, Sócio Fundador e Chief Investment Strategist da Ativore Asset

Chairman e sócio fundador da Ativore Global Investments, empresa de referência em formação de carteiras de private equity imobiliário e no planejamento tributário e sucessório para investidores de private wealth brasileiros nos EUA.

Recent Posts

5 lições da Ativore USA Real Estate CEO Conference 2024

https://youtu.be/IDJQc2LirCw Se preferir acesse a versão em PDF: No último dia 21 de fevereiro, tivemos…

1 mês ago

Ativore USA Real Estate Market Outlook – Q1/2024

Índice: (Clique no título para ir direto a sessão desejada) Introdução 1. Cenário Macro 2.…

2 meses ago

A Resiliência do Mercado Imobiliário de Luxo em tempos de volatilidade

Se preferir acesse a versão em PDF: Enquanto os conflitos recentes entre nações e a…

3 meses ago

USA Real Estate Market Outlook: Apostas Ativore para o ciclo 2024-2025

Se preferir acesse a versão em PDF: Os últimos dados sobre a inflação nos Estados…

5 meses ago

Resiliência de Investimentos em Private Equity Real Estate

Determinados segmentos do setor imobiliário americano têm surgido como opções de investimento atrativos no atual…

6 meses ago

Veja as principais mudanças do PL 4.173 de 2023 para tributação dos investidores internacionais

Conforme abordado, o PL 4.173 de 2023 (“PL”) praticamente replicou o texto da MP 1.171…

8 meses ago