Carlos Rodriguez, CEO da Driftwood Acquisitions – um dos maiores operadores do mercado hoteleiro nos EUA
Vivemos uma recessão muito mais profunda que a de 2008 e que está afetando muito mais empresas e pessoas especialmente no setor de serviços e na indústria de turismo. Mas antes de tudo é preciso manter em mente que não há nada que possamos fazer a respeito do que aconteceu como resultado da pandemia. Isso não foi culpa de ninguém. O que importa é como reagimos a isso. Podemos ficar inertes e amargar a situação ou aproveitá-la para comprar ativos quando todos estão com medo e se livrando deles.
Aqui na Driftwood, especializada no nicho hoteleiro há mais de 20 anos, acreditamos numa retomada mais breve, por dois motivos: (1) há muito mais liquidez disponível, nos possibilitando tirar vantagem da situação e (2) com a chegada das vacinas, a recuperação poderá ser mais rápida, já que essa recessão não vem de problemas econômicos estruturais.
É essencial agir rapidamente, de forma arrojada e decidida: reduzir custos e folha de pagamento. O timing é fundamental para essas decisões. Além disso, é necessário se assegurar de que não há alavancagem excessiva e que os termos de dívidas são adequados. Ter capital de giro suficiente em todos os momentos é fundamental, além do relacionamento bem amigável com o gerente de banco, pois isso tem um valor inestimável em tempos de crise.
Pensar fora da caixa
Existem muitas maneiras de resolver problemas: seja criativo pensando na receita para aumentar…receita. Veja dois exemplos:
Estamos ativamente procurando oportunidades de compra, empréstimos e construções. Temos um perfil oportunista, buscamos ativos de valor agregado e essenciais e nos sentimos confortáveis em fazer aquisições pelos preços atuais, pois só investimos quando há potencial para retornos expressivos. Mas é preciso ser seletivo e disciplinado quando se está dando garantias e fazendo diligências. De qualquer modo, neste ano acredito que teremos oportunidade únicas na vida para investir nos EUA especialmente no setor hoteleiro.
Muitos hotéis acabarão falindo, mas é quando teremos a oportunidade de comprá-los por descontos muito grandes, que por sua vez, vão aumentar a oportunidade de lucros maiores.
Os bancos estão emprestando menos e a um custo maior, além de estarem sendo mais inflexíveis nas condições e garantias de empréstimo. Isso deixa espaço para grupos como o nosso oferecerem financiamento para quem precisa de capital para comprar ou manter um hotel.
A busca pelo melhor mercado depende dos critérios de investimento e tolerância ao risco do investidor. Se a busca é por ativos oportunistas de alto risco, mas retornos elevados, vale olhar para os shoppings nos centros urbanos, porque são quem está mais sofrendo e terão os descontos maiores, mas, da mesma forma, darão os retornos mais altos quando a economia voltar. E ela vai voltar.
Para quem é mais avesso ao risco, procure negócios em locais AAA com fortes barreiras à entrada e em mercados de rápido crescimento, pois agora é possível fazer negócios que não seriam possíveis em outras épocas.
Aqui na Driftwood, na área de construção, atualmente buscamos locais de resort e hotéis para estadias prolongadas em áreas com fortes barreiras à entrada. Também estamos procurando regiões onde o governo local nos dê um incentivo econômico para investir. Na aquisição e no financiamento privado, procuramos mercados bons e fortes que estão crescendo, mas aqui somos mais oportunistas. O dinheiro é ganho na compra, pois é preciso comprar pelo preço certo para realmente ter um lucro expressivo.
Em novos hotéis, incorporamos mais espaços ao ar livre e adicionamos recursos tecnológicos para fazer o check-in remotamente e oferecer um melhor atendimento à distância, porque a preocupação com a limpeza e o saneamento veio para ficar.
As ligações via Zoom são uma tendência, mas as pessoas têm necessidade de criar memórias e viajar para encontrar familiares e amigos ou criar laços pessoais mais próximos com os clientes. Isso nunca vai mudar. Com mais tecnologia, as pessoas terão mais liberdade para viajar e trabalhar de qualquer lugar do mundo. A pandemia criou uma interrupção temporária e um efeito de “febre de viajar”. Quando isso acabar, as viagens serão retomadas e eu diria que veremos um pico na demanda.
Com Biden como presidente, prevemos mais impostos, mas uma presidência mais estável e mais aberta à imigração e aos estrangeiros que visitam os EUA. Por todas essas razões e muitas outras, eu acredito firmemente no mercado imobiliário neste país e na indústria hoteleira em particular.
Sobre se as taxas de juros, a guerra comercial com a China e a segunda onda covid-19
Não vejo as taxas de juros subindo no futuro previsível. O Federal Reserve foi muito explícito sobre isso. Acredito que com Biden os atritos com a China vão diminuir. Sobre o novo coronavírus, tenho muitas esperanças para as vacinas e todos os novos tratamentos e testes que estão sendo lançados. Portanto, em geral, estou muito otimista.
Os próximos anos proporcionarão retornos incríveis para aqueles que começarem a investir agora. Pessoalmente, estou totalmente comprometido a investir nos fundos que lançamos para tirar proveito da situação atual. Eu acredito que é uma oportunidade única na vida.
Para os investidores brasileiros, devo dizer que os impostos são uma questão significativa. Portanto, é preciso estruturar o investimento da maneira certa. A Ativore definitivamente pode ajudá-lo a fazer isso. Com a estrutura certa, não consigo pensar em melhor momento para investir em hotéis nos EUA. Estou extremamente entusiasmado com a oportunidade que está à nossa frente.
Fundada em 2012 para atender ao crescente interesse do segmento private pela por ativos no exterior com risco-retorno atrativos e rendimentos em dólar, a Ativore Private Investments presta serviços completos de assessoria ao investidor, com foco em fundos imobiliários privados nos EUA.
Somos pioneiros ao combinar a tecnologia de uma plataforma de investimentos alternativos no exterior para investidores de alta renda, com a conveniência do gerenciamento centralizado das suas obrigações fiscais, legais e sucessórias.
Saiba mais →ercado hoteleiromercado hoteleiro
Análise detalhada dos principais setores do mercado imobiliário privado nos EUA, com base no atual…
Se preferir acesse a versão em PDF: Índice: (Clique no título para ir direto a…
O multifamily Park Crescent é um imóvel em estilo “garden-style” de 400 unidades localizado em…
Se preferir acesse a versão em PDF: Pontos-chave Tipicamente, são considerados hotéis de ultraluxo aqueles…
https://youtu.be/IDJQc2LirCw Se preferir acesse a versão em PDF: No último dia 21 de fevereiro, tivemos…
Índice: (Clique no título para ir direto a sessão desejada) Introdução 1. Cenário Macro 2.…