Invista sem emoção

Pedro Barreto - 08 de junho de 2016

Investor profile – cinquenta anos de idade, casado, três filhos. Todo seu patrimônio está alocado em imóveis para renda no Brasil. Perfil dos investimentos financeiros: conservador. Objetivo: diversificar investimento em imóvel na Flórida para desfrutar em temporada. 

A hipotética situação retrata o perfil de vários investidores que optam pela diversificação de patrimônio levados por uma razão mais emotiva, afinal, desfrutar de um imóvel na Flórida parece ser estratégico para quem tem filhos pequenos, correto? Porém, sem qualquer conexão ou conhecimento sobre o mercado de investimentos imobiliários da cidade, a escolha pode ser perigosa e trazer muito mais dissabores do que satisfações, ainda mais se a negociação for assessorada por um profissional que desconheça os nichos de mercado de imóveis na região escolhida. É preciso se cercar de informação: o que comprar, quando e onde.

Mesmo os investidores menos conservadores podem cometer erro de avaliação de investimento se não forem experientes. Tais decisões devem se basear em fundamentos: a localização do imóvel e o preço são fatores preponderantes para o sucesso dos investimentos imobiliários e nem sempre os momentos certos de entrada num determinado mercado acontecem quando ele está muito aquecido. Nesse ponto, muitas vezes, é hora de migrar para outro nicho.

O investidor menos experiente tende a seguir as ondas do momento, que são amplificadas pela publicidade e imprensa, quando, muitas vezes, as melhores oportunidades estão justamente em nichos com menos glamour ou “fora da moda”, mas com excelentes fundamentos para negociação. É muito importante uma análise aprofundada e fria dos mercados antes de fazer qualquer aporte.

análise aprofundada

Não é raro alguém mal assessorado apostar parte de seu patrimônio investindo em imóveis muito bonitos, numa localização paradisíaca, em razão da influência do marketing ou de contatos pessoais – e uma das consequências mais comuns disso é o alto preço pago no imóvel num momento em que o mercado não está muito atraente. Nem sempre os melhores investimentos são aqueles que parecem os mais óbvios para o investidor.

Particularidades como custos de operação, manutenção e vacância do imóvel devem ser observadas no momento da compra. Imóveis de luxo tendem a não ser apropriados para geração de rentabilidade, pois os custos de operação, manutenção e impostos podem ser muito altos, absorvendo a maior parte, senão a totalidade, da renda desses imóveis.

Há muito o que observar quando o assunto é mercado imobiliário offshore, e as sutilezas que cada nicho apresenta são os diferenciais que um assessor capacitado irá oferecer.

 

Comentários

Nenhum comentário para esse post.

Adicionar comentário

[custom-page-js]