Imagine você, que está acostumado com o sobe e desce do mercado brasileiro, analisar uma carteira de investimentos no mercado imobiliário dos EUA e comprovar que, nos últimos quatro anos, os retornos foram próximos a 7,5% a.a. líquidos, em dólar, com baixíssima volatilidade. Sim, isso existe e nesse resultado não estão sendo considerados os ganhos de capital, apenas os aluguéis distribuídos.
Tratam-se de carteiras imobiliárias diversificadas em mercados secundários e terciários norte-americanos, com estratégias que atendem principalmente investidores de alta renda.
A abordagem inovadora, adotada pela Ativore Global Investments com seus clientes, engloba as seguintes perspectivas:
Uma carteira imobiliária internacional balanceada é composta por imóveis residenciais e comerciais:
Imóveis residenciais são, portanto, mais defensivos, porém, os comerciais registram retornos maiores ao investidor. Essas classes de ativos são combinadas para formar carteiras alinhadas com o perfil de risco dos investidores, que podem ser mais agressivos, em busca de rendimentos mais elevados, ou mais conservadores,que buscam menor volatilidade e abdicando de alguma rentabilidade.
Segundo Barros, a principal atração dos imóveis para renda nos EUA, além da rentabilidade, é sua baixa correlação com o mercado financeiro. “Um estudo recente mostra que as rentabilidades reais médias dos ativos imobiliários para rendimento e ações nos EUA tendem a ser similares no longo prazo, com uma diferença significativa: as ações têm uma volatilidade muito maior. Nossos clientes têm acesso a oportunidades imobiliárias normalmente disponíveis apenas a investidores profissionais norte-americanos”, explica.
O investimento em carteiras imobiliárias internacionais pode ser feito de duas formas: via investimento direto ou private equity (modalidade em que o investidor coparticipa em investimentos maiores junto com outros investidores). Com uma abordagem conservadora, a equipe da Ativore procura ativos seguros com preço abaixo do custo de reposição e forte geração de caixa para o investidor, evitando imóveis em construção.
Se você está lendo esta matéria e pensando em casas em Miami ou prédios em Nova Iorque, saiba que, nessas cidades – localizadas em ‘mercados primários’ (classificação dada a esses grandes centros) -, a rentabilidade costuma ser baixa e os preços elevados, pois existem muitos investidores institucionais nesse mercado.
A dica é olhar para os mercados secundários e terciários, como as regiões conhecidas por Sun Belt e Mountain West, além da região sudeste dos EUA. Na realidade, esse país é um gigante em termos de economia e dinamismo econômico, sendo possível encontrar imóveis em boa parte de seu território.
O Texas é um exemplo: estado pouco comentado no Brasil, seu PIB é maior que do Canadá e da Austrália. Outro exemplo é a Geórgia, onde está Atlanta. “É um lugar excepcional que, em todos os anos, figura entre os melhores estados para fazer negócio nos Estados Unidos. É esse tipo de mercado que a Ativore procura”, comenta Barros.
Uma vez conhecidos os locais mais indicados para investir e a rentabilidade de cada categoria de imóvel, chegou o momento de saber como montar essa carteira de investimentos no mercado imobiliário dos EUA.
Formar uma carteira “ótima” significa equilibrar potencial de rentabilidade com potencial de volatilidade dos ativos. Assim, o perfil dessa carteira pode ser:
“Acreditamos que a diversificação internacional do patrimônio seja o caminho para os investidores high net worth, e os imóveis são potencialmente a maneira mais rentável e segura de fazer isso”, ressalta o CEO da Ativore.
Monte uma carteira diversificada e personalizada de ativos imobiliários privados de qualidade institucional nos EUA, via investimento direto, coparticipação em propriedades alugadas e dívida privada lastreada em imóveis, para geração de renda em dólar e construção de riqueza.
Somos pioneiros ao combinar a tecnologia de uma plataforma de investimentos alternativos no exterior para investidores de alta renda, com a conveniência do gerenciamento centralizado das suas obrigações fiscais, legais e sucessórias.
Renan Barros, CGA
Gestor de Recursos certificado pela Anbima (CGA) e Administrador formado pela UFRJ, Renan Barros é CEO e cofundador da Ativore Global Investments, empresa de assessoria ao investimento internacional com foco em ativos privados com geração de renda e no planejamento tributário e sucessório internacional para investidores de private wealth brasileiros. Nos últimos 6 anos, liderou a montagem de carteiras imobiliárias e de estruturas internacionais para investidores high net worth e ultra high net worth que ultrapassam R$ 500 milhões de reais, diversificados em mais de 30 estados americanos e com retornos projetados de +13%a.a, em dólar.
Conheça aqui a equipe de gestão da Ativore.
investimentos no mercado imbiliário dos EUA
Análise detalhada dos principais setores do mercado imobiliário privado nos EUA, com base no atual…
Se preferir acesse a versão em PDF: Índice: (Clique no título para ir direto a…
O multifamily Park Crescent é um imóvel em estilo “garden-style” de 400 unidades localizado em…
Se preferir acesse a versão em PDF: Pontos-chave Tipicamente, são considerados hotéis de ultraluxo aqueles…
https://youtu.be/IDJQc2LirCw Se preferir acesse a versão em PDF: No último dia 21 de fevereiro, tivemos…
Índice: (Clique no título para ir direto a sessão desejada) Introdução 1. Cenário Macro 2.…