Na Ativore, nós combinamos tecnologia de ponta e anos de experiência para ajudar investidores internacionais a gerar renda em dólar e construir riqueza por meio de uma carteira diversificada de ativos imobiliários privados nos EUA de qualidade institucional, via investimento direto, coparticipação em propriedades, dívida sênior e mezanino. Essa abordagem inovadora foi apresentada nesse artigo aqui.
Este é o primeiro de uma série de artigos que guiarão o leitor pelo processo de Seleção de Investimentos desenvolvido pela Ativore. Neste artigo, descrevemos o Modelo de Value Drivers, que tem por objetivo decompor a Taxa Interna de Retorno (TIR) de um investimento imobiliário operacional (em funcionamento e gerando renda para o investidor) em cinco fatores, indicando suas respectivas representatividades no retorno do investimento.
Este processo começa com um entendimento geral do projeto proposto utilizando suas informações iniciais, como plano de negócio e projeções financeiras. Com isso, identificamos todos os dados relevantes do projeto (valor de aquisição e venda da propriedade, projeções dos valores de aluguel e despesas, honorários cobrados, dentre tantos outros) e parametrizamos as informações em uma ferramenta desenhada pela Ativore.
Um dos fatores determinantes da rentabilidade de um investimento imobiliário é a expectativa de risco deste investimento. Como já explicamos neste artigo, quanto maior o risco atribuído pelo mercado ao segmento específico do imóvel em questão, maior deveria ser a sua rentabilidade. Porém o risco de mercado não é o único fator que justifica a rentabilidade de um investimento imobiliário operacional.
O modelo criado pela Ativore procura decompor a Taxa Interna de Retorno (TIR) de um investimento em cinco fatores, indicando suas respectivas representatividades no retorno projeto. Os fatores do modelo são:
Uma vez que temos todo o fluxo financeiro do projeto organizado em nossa ferramenta, realizamos novas projeções de fluxo de caixa, isolando e modificando apenas parâmetros relacionados a determinado Value Driver.
Por exemplo, se desejamos calcular o Value Driver de Alavancagem, mantemos constantes todos os parâmetros relacionados aos outros Value Drivers. Neste caso:
A mesma lógica se aplica no cálculo de qualquer outro Value Driver. O resultado do modelo é a visualização gráfica da TIR decomposta, como na figura abaixo.
Nela podemos perceber, por exemplo, que a Alavancagem é o Value Driver que mais contribui para o alcance de um retorno de 12,1% neste investimento. É esse tipo de conclusão que guia nossas discussões e análises posteriores sobre cada um dos fatores, visando aprofundar nosso entendimento sobre os riscos do projeto e sobre a probabilidade de que as projeções originais não sejam atingidas.
Vale destacar que um valor negativo em um Value Driver não representa necessariamente um ponto prejudicial ao projeto e que qualquer resultado encontrado no modelo necessita ser cuidadosamente avaliado. No caso acima, por exemplo, o valor negativo no Value Driver de Venda indica que as projeções originais do projeto são conservadoras, já que consideram uma perda de valor do imóvel em relação aos valores previstos de mercado no momento da venda, o que muitas vezes pode não se materializar.
Nossa metodologia também contempla uma avaliação horizontal. A partir de uma base de dados derivada de um grande número de transações efetuadas pela Ativore no mercado imobiliário americano desde 2012, incluindo diversos tipos de propriedades como prédios residenciais, casas unifamiliares, auto armazenamento, imóveis industriais, edifícios de escritórios de saúde, entre outros, comparamos os resultados do modelo com outros projetos similares (benchmarking). Isto é visualmente apresentado em forma de “réguas” para cada um dos Value Drivers.
A posição da barra nos cinco intervalos disponíveis indica como este projeto se compara com outros, sendo:
Os resultados da avaliação horizontal do Modelo de Value Drivers também geram gatilhos para nossas investigações durante a seleção dos investimentos, afetando, inclusive, outras análises que compõe o processo como os testes de sensibilidade e os testes de stress, que explicaremos detalhadamente nos próximos artigos da série.
Monte uma carteira diversificada e personalizada de ativos imobiliários privados de qualidade institucional nos EUA, via investimento direto, coparticipação em propriedades alugadas e dívida privada lastreada em imóveis, para geração de renda em dólar e construção de riqueza.
Somos pioneiros ao combinar a tecnologia de uma plataforma de investimentos alternativos no exterior para investidores de alta renda, com a conveniência do gerenciamento centralizado das suas obrigações fiscais, legais e sucessórias.
Luiz Gomes
Maria Alice
Conheça aqui a equipe de gestão da Ativore.
Análise detalhada dos principais setores do mercado imobiliário privado nos EUA, com base no atual…
Se preferir acesse a versão em PDF: Índice: (Clique no título para ir direto a…
O multifamily Park Crescent é um imóvel em estilo “garden-style” de 400 unidades localizado em…
Se preferir acesse a versão em PDF: Pontos-chave Tipicamente, são considerados hotéis de ultraluxo aqueles…
https://youtu.be/IDJQc2LirCw Se preferir acesse a versão em PDF: No último dia 21 de fevereiro, tivemos…
Índice: (Clique no título para ir direto a sessão desejada) Introdução 1. Cenário Macro 2.…