Informação é a alma do negócio

Renan Barros, Sócio Fundador e Chief Investment Officer da Ativore Investments

[activecampaign]

A crise política e econômica no Brasil parece não ter fim. Enquanto isso, assistimos à inflação subir mês a mês (hoje em torno de 10%), ao PIB declinar em 3,8% em 2015 (fechando em R$ 5,9 trilhões), à instabilidade que impregnou a Bolsa de Valores, que se comporta de acordo com cada grampo telefônico divulgado e déficits subestimados.

A desvalorização do real em 2015 não foi uma anomalia, e sim uma correção na cotação de uma moeda supervalorizada. É, portanto, fundamental para um investidor conservador procurar alternativas para proteger e diversificar internacionalmente seu patrimônio.

A opção de investir em imóveis para rendimento no exterior pode ser considerada mais segura e rentável, já que a geração de fluxo de caixa tem como base fundamentos mais sólidos. Imóvel de rendimento no exterior é sinônimo de segurança patrimonial.

Avaliamos que a rentabilidade de aluguel é um dos  indicadores mais  seguros para o investidor imobiliário. Deve ser considerada nessa análise somente a rentabilidade gerada pelo fluxo de caixa do aluguel (líquido de todas as despesas). Por cautela, realize uma análise preliminar sem considerar as estimativas de valorização futuras; se você é um investidor conservador, o fluxo de caixa imediato vai ao encontro do seu perfil, em vez da valorização do imóvel em longo prazo.

No entanto, uma análise histórica de performance de valorização de imóveis nos EUA, em longo prazo (excluindo períodos raros de crises agudas), revela valorizações médias sustentáveis de 3% ao ano que, se confirmadas para o futuro, irão acrescer à rentabilidade citada.

Atualmente, os investidores tendem a se posicionar em três tipos de imóveis:

tabela

Como ser um investidor em imóveis de rendimento no exterior

Informação é a palavra de ordem para esse tipo de investimento. Quanto mais profundo o processo de análise do imóvel, menor o risco da aplicação. Localização (Estados Unidos, Inglaterra e Portugal são atualmente países bem atrativos), preço, taxas de ocupação e valores de locação são pontos importantes para determinar a real capacidade de geração de fluxo de caixa de aluguel em longo prazo.

É muito importante optar por uma consultoria que esteja apta a oferecer todo o suporte. Estratégias patrimoniais e sucessórias sob medida, seleção certeira de imóveis e suporte pós-aquisição são itens considerados primordiais para você estabelecer uma carteira sustentável em imóveis de rendimento.

Aqui vão mais algumas dicas da Ativore:

tabela2

Identifique potenciais mercados. Aqui vale, como sempre, o mantra “localização, localização e localização”. Nem sempre é fácil para o investidor comum prospectar, identificar e ativar mercados imobiliários seguros, com boa geração de renda e fora de sua área de residência. Estude bastante os mercados imobiliários, evitando acompanhar as especulações ou euforias de investidores. O mercado residencial de Atlanta, nos EUA, por exemplo, é um excelente mercado para imóveis residenciais e pouquíssimo conhecido entre os investidores brasileiros.

Selecione rigorosamente especialistas locais, como fornecedores de imóveis, administradoras imobiliárias ou patrocinadores, no caso de imóveis de grande porte. Eles conhecem profundamente os locais de investimento e suas respectivas microrregiões, o que faz toda a diferença na hora de investir em imóveis.

Analise o potencial de rentabilidade do imóvel. Busque informações financeiras como custos com administrador imobiliário, seguro, condomínio e impostos. Aqui vai uma dica MUITO IMPORTANTE: faça sua análise contemplar provisões para manutenção e vacância, a fim de obter maior confiabilidade sobre seus números.

 

Acompanhe nossos próximos artigos. Em breve, vamos detalhar os principais serviços envolvidos no processo de compra de imóveis para rendimento no exterior e qual sua importância para o sucesso do seu investimento.

Sobre qual assunto você gostaria de ler aqui em nosso blog?
Mande a sua sugestão para o e-mail pautas@ativore.com.

Últimas publicações

ATIVORE INVESTMENTS

INSIGHTS

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre
Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração
de Renda em Dólar

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração de Renda em Dólar