Flipping de imóveis

Flipping de imóveis nos EUA: como operar com lucro no mercado atual

Ativore Investments

Comprar uma propriedade, reformá-la e vendê-la, operação conhecida como flipping, é uma estratégia consolidada e que pode permitir ao investidor diversificar sua carteira e obter ganhos em uma janela de tempo mais curta em comparação aos investimentos em ativos imobiliários para geração de rendimento. Com rentabilidades que vão de US$ 50 mil a mais de US$ 100 mil por transação, esse nicho apresenta desafios e oportunidades particulares, como comenta John Chin, diretor da Fast Home Solutions, que opera nesse nicho com bastante sucesso em diversos mercados como Flórida, Geórgia e Dakota do Norte há mais de uma década.

Flip house - casas nos eua

Reglobal Magazine – Quais desafios o mercado de flipping tem enfrentado?

John Chin – No geral, o mercado é extremamente competitivo. Os valores dos imóveis têm subido continuamente nos últimos anos, embora o ritmo de vendas tenha desacelerado ligeiramente em relação ao ano passado. Adicionalmente, considerando, por exemplo, o mercado da Flórida Central, a apreciação no valor das casas em 2018 foi ligeiramente menor em relação a 2017, com 7% de valorização. Assim, foi preciso investir mais em marketing para identificar oportunidades de aquisição de imóveis baratos para aplicar a estratégia de flipping.

O gráfico abaixo ilustra as quatro fases do ciclo imobiliário e mostra onde eu acredito que estamos nesse momento.

Ciclo do Mercado Imobiliário

Fonte: Mueller, Real Estate Finance, 2016



RM – O que a Fast Home Solutions tem feito para superar esses desafios?

JC – Modificamos nossa estratégia de marketing para focar negócios historicamente mais lucrativos na Flórida, como compras de casas nos EUA herdadas ou provenientes de inventário, e agora estamos investindo em Dakota do Norte, um mercado altamente lucrativo e praticamente sem concorrência, onde já administramos 330 imóveis com equipes locais de renovação.

Embora continuemos a comprar na Flórida Central em razão das nossas competências locais, com equipes de construção e network consolidadas, entendemos que os altos lucros na Dakota do Norte têm firmado esse mercado como o mais rentável e seguro no momento.

A janela de oportunidade nessa localidade é única, pois temos uma economia robusta com grande demanda por moradia e uma escassez de oferta em níveis correspondentes. No entanto, ainda há muitos desafios para os construtores entregarem novos produtos, principalmente por falta de mão de obra qualificada e altos custos trabalhistas.

RM – Qual é a expectativa para 2019?

JC – Estamos comprando tudo o que podemos em Williston e Watford City, em Dakota do Norte. Em razão da capacidade operacional local e da segurança de um mercado estável voltado para commodities, espera-se que essa região apresente retornos sólidos aos investidores. Os métodos de aquisição incluem participações em leilões hipotecários, resgates pós-leilão, busca por propriedades retomadas por bancos e propriedades sendo executadas por inadimplência, além de aquisições tradicionais de vendedores nas plataformas usuais.

casas nos eua

RM – Existe alguma preocupação com possíveis altas nas taxas de juros?

JC – Continuaremos a observar taxas de juros crescentes que, como esperado, reduzem o poder de compra da população e pressionam os preços da habitação. Essa é uma preocupação maior em nossos mercados “tradicionais” como a Flórida Central, onde as margens de lucro por flip são de aproximadamente 20%. Porém, em mercados como a Dakota do Norte, onde as margens de lucro giram em torno de 60%, esse aumento tem pouco impacto devido ao déficit extremo de oferta de habitação, o que deve continuar por, no mínimo, mais dois anos.

RM – Alguma consideração especial aos investidores brasileiros?

JC – Eu lhes diria que evitem empréstimos com taxa variável se buscam ter alavancagem, e que apenas invistam em áreas com tendência positiva de crescimento populacional e renda, visando ser resilientes durante uma eventual correção de mercado. Para investimentos em imóveis comerciais, recomendo evitar empréstimos com vencimentos de curto prazo (sete anos ou menos) e apenas financiar caso o indicador de índice de cobertura da dívida seja superior a 125%.

Estamos empolgados com nossa nova oportunidade de investimento direto para flipping, o que é uma novidade para os clientes Ativore. Trata-se de um modelo de negócios que segue as mesmas premissas de mercado, mas que, em razão de sua estrutura de “funding” diferenciada, é capaz de alcançar retornos individuais mais velozmente.

FALE COM UM SÓCIO DE INVESTIMENTOS

Agende uma reunião para entender como investir com segurança em ativos imobiliários nos EUA com geração de renda em dólar.


Ativore Private Investments

Monte uma carteira diversificada e personalizada de ativos imobiliários privados de qualidade institucional nos EUA, via investimento direto, coparticipação em propriedades alugadas e dívida privada lastreada em imóveis, para geração de renda em dólar e construção de riqueza.

Somos pioneiros ao combinar a tecnologia de uma plataforma de investimentos alternativos no exterior para investidores de alta renda, com a conveniência do gerenciamento centralizado das suas obrigações fiscais, legais e sucessórias.

Saiba mais →

Últimas publicações

ATIVORE INVESTMENTS

INSIGHTS

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre
Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração
de Renda em Dólar

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração de Renda em Dólar