“O mercado imobiliário dos Estados Unidos não irá se recuperar até 2017”, essa era a manchete da Reuters em 22 de junho de 2009. Nesta época, o mercado de imóveis comerciais sofria com a crise, e os indicadores de demanda, rentabilidade e vacância eram desanimadores.
O que fez esse cenário mudar e uma recuperação acontecer bem antes de 2017?
Uma baixa taxa de juros combinada com um mercado de excelentes imóveis comerciais altamente subvalorizados, proporcionando altas taxas de retorno aos investidores e promovendo a retomada da confiança no mercado imobiliário americano.
Os imóveis comerciais, em grande parte, fazem parte de portfólios imobiliários bem diversificados e geridos, algumas razões para isso:
1 – Cash flow sustentável
Geralmente imóveis comerciais possuem contratos com empresas, com linhas de crédito mais atrativas do que para imóveis residenciais, isso gera maior estabilidade de cash flow e por vezes rentabilidades mais elevadas.
2 – Benefícios fiscais
Investidores em imóveis comerciais podem utilizar a depreciação do ativo como despesa fiscal, reduzindo a carga tributária do investimento. Além disso, também podem ser deduzidas as despesas de juros de empréstimos tomados para melhoria ou compra de imóveis.
3 – Proteção contra inflação
Propriedades comerciais funcionam como um excelente hedge contra a inflação. De acordo com Martha S. Peyton, Ph.D, autora do artigo “Is Commercial Real Estate a Hedge against Inflation?”, este tipo de investimento imobiliário tem a maior correlação com a inflação quando comparado a outros ativos como S&P 500 e Bonds de empresas. Ao analisar períodos de 5 anos, historicamente, os retornos dos imóveis comerciais superam com folga a inflação.
4 – Capacidade de financiamento
Com taxas de juros bem atrativas, o financiamento de imóveis comerciais proporciona maiores retornos e reduzem o montante de capital necessário pelo investidor. No entanto, deve-se tomar cuidado ao ter uma parcela muito grande do seu portfólio financiada (over-leverage).
5 – Segurança
Os imóveis comerciais, quando bem selecionados, localizados e geridos, proporcionam rentabilidade estável para investidores por muitos e muitos anos. Certifique-se de estar cercado de bons profissionais principalmente para a seleção e gestão dos seus imóveis e para um aconselhamento fiscal devidamente responsável.
Conclusão
Em resumo, é merecida a inclusão de imóveis comerciais em um portfólio imobiliário. Com boa capacidade de apreciação, rentabilidade, financiamento e de obtenção de benefícios fiscais, esse investimento simplesmente faz sentido.
Aliás, essa é uma das maneiras pela qual 45% de todos os milionários dos Estados Unidos fizeram sua fortuna.
Artigo adaptado site: Think Realty Magazine
Análise detalhada dos principais setores do mercado imobiliário privado nos EUA, com base no atual…
Se preferir acesse a versão em PDF: Índice: (Clique no título para ir direto a…
O multifamily Park Crescent é um imóvel em estilo “garden-style” de 400 unidades localizado em…
Se preferir acesse a versão em PDF: Pontos-chave Tipicamente, são considerados hotéis de ultraluxo aqueles…
https://youtu.be/IDJQc2LirCw Se preferir acesse a versão em PDF: No último dia 21 de fevereiro, tivemos…
Índice: (Clique no título para ir direto a sessão desejada) Introdução 1. Cenário Macro 2.…