As neblinas da tributação para brasileiros sobre heranças do exterior

Vagner Quito, CEO & Founder da Shield International Tax

Assunto ainda nebuloso e controverso entre as instituições governamentais (governo e tribunais federais e estaduais), o imposto sobre as heranças (ITCMD – Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) é fruto de constantes questionamentos de contribuintes, herdeiros de patrimônios do exterior.

Tecnicamente, o ITCMD é um imposto sobre a transmissões não onerosas de bens ou direitos, ou seja, a priori, as transmissões de bens ou direitos sem a devida contrapartida (seja ela em dinheiro, troca de bens, etc) são expostas a esta tributação.

Conforme o artigo 155 da Constituição Federal (C.F.), compete aos estados instituir o imposto de herança e doações, obedecendo o limite de 8% estipulado pelo Senado Federal (Resolução Nº 9, de 1992). Ainda segundo a C.F., no inciso I, § 1º do mesmo artigo 155, os estados não podem instituir o imposto sobre bens herdados do exterior, sendo necessária a publicação de Lei Complementar para legislar sobre este tema.

Na prática, a tributação aplicada pelos estados tem sido estipulada, em sua maioria, entre 4% e 8% sob o valor venal dos bens e, em alguns estados, contendo isenções e aplicação de alíquotas em faixas progressivas (similar ao sistema de tributação do Imposto de Renda Pessoa Física). Adicionalmente, apesar da citação de não competência para legislar sobre o tema, é comum se verificar que alguns governos estaduais, como por exemplo o Rio de Janeiro e São Paulo, desconsideram a C.F. e adicionam os bens e direitos localizados no exterior à base de cálculo do ITCMD.

Devido a cobrança e autuação dos estados, vários contribuintes têm ingressado com ações judiciais contra o fisco estadual, pedindo cancelamento do tributo e argumentando que não há Lei Complementar para tratar do imposto sobre heranças recebidas no exterior, mediante artigo 155, citado acima.

Contudo, por se tratar de Leis e Tribunais estaduais independentes, as decisões têm sido controversas. O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), por exemplo, decidiu favoravelmente ao Estado do Rio de Janeiro (ação de Arguição de inconstitucionalidade nº 0189188-24.2011.8.19.0000), em uma disputa em que o contribuinte buscava se eximir de pagar o ITCMD. Porém, o julgamento pelo TJ-SP tem sido diferente, com a devida isenção do pagamento do imposto pelos contribuintes, reconhecendo a inconstitucionalidade da cobrança.

Diante disso, o tema foi exposto a análise do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a Repercussão Geral¹ e, em dezembro de 2015, obteve um parecer da Procuradoria Geral da República (PGR) contrário à cobrança do ITCMD sobre recebimento de herança no exterior. Em setembro de 2017 o processo foi encaminhado ao plenário do STF para julgamento, porém sem decisão até o momento (Recurso Extraordinário 851108-SP).

Enquanto não houver a decisão do STF sobre o tema, todos os processos relacionados, que estejam pendentes de julgamento em instâncias inferiores (primeira e segunda), ficam suspensos e aguardando decisão, que deve ser seguida quando da sua publicação.

Dessa forma, mediante a insegurança jurídica do Brasil e buscando evitar o pagamento de juros e multas no caso do julgamento do STF ser favorável ao estado, é recomendável que, ocorrendo o falecimento do investidor internacional, os herdeiros entrem com uma ação contra a secretaria estadual de fazenda do estado onde residia o falecido e façam o depósito judicial do Imposto de Herança (ITCMD).

ATIVORE – Serviços de Compliance Internacional
Investimentos internacionais geram obrigações em mais do que um país, que podem trazer riscos ao investidor e herdeiros, gerar inconsistências em suas declarações fiscais e gerar custos e passivos legais e fiscais.

Para apoiar nestas questões e trazer segurança fiscal aos seus clientes, a Ativore possui uma equipe dedicada a acompanhar as mudanças no cenário tributário, principalmente o brasileiro, de forma a trazer soluções para racionalização tributária, buscando oportunidades de melhoria, como também todo o apoio ao compliance documental, gerenciamento fiscal e de riscos sucessórios da estrutura internacional.

Entre em contato para saber mais sobre estes serviços em contato@ativore.com.

¹ Tema que afeta a população no geral, em questões relevantes sob o aspecto econômico, político, social ou jurídico e que não se limitam aos interesses específicos de um processo judicial.

Últimas publicações

USA Real Estate Market Outlook

Atualmente, muitos investidores estão em “stand by”, preferindo investimentos com maior liquidez enquanto aguardam o desenrolar do cenário macroeconômico, em especial, nos Estados Unidos. Basta

Leia mais »

ATIVORE INVESTMENTS

INSIGHTS

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre
Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração
de Renda em Dólar

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração de Renda em Dólar