Oportunidade à vista: Construção para aluguel de Imóveis Residenciais nos Estados Unidos (Build-to-rent)

Carolina Bellio - Institutional Sales Ativore Asset

Quem investe no mercado financeiro sabe da importância da capacidade de um gestor de portfólios se adaptar às mudanças do mercado e, até mesmo, se aproveitar delas para surfar certas oportunidades de investimento. No mercado imobiliário nos Estados Unidos, não é diferente. 

CENÁRIO ECONÔMICO E IMPACTOS NO SEGMENTO IMOBILIÁRIO NOS ESTADOS UNIDOS  

Entre 2020 e 2021, aproveitando as distorções de mercado pós-covid, que resultaram em elevados spreads entre a taxa de juros americana, na mínima histórica, e as taxas de capitalização (cap rates) dos imóveis (bastante altas), apostamos no investimento em imóveis operacionais (já alugados), adquiridos por preços inferiores ao custo de reposição e financiados a taxas muito baixas, que tem gerado rentabilidades bastante atrativas para os nossos clientes. 

Spread de Juros no Mercado de Multifamily  

Desde o início de 2022, no entanto, é notória a oscilação dos fundamentos do mercado observados nos últimos dois anos. Os preços das propriedades se elevaram como resposta ao cenário de juros baixos e ao apetite de investidores pelo segmento residencial e, consequentemente, os cap rates do mercado reduziram, fazendo com que os retornos potenciais a serem capturados em ativos operacionais, ou seja, já alugados na data do investimento, diminuíssem. 

CONSTRUINDO IMÓVEIS RESIDENCIAIS NOS ESTADOS UNIDOS PARA ALUGAR (RESIDENTIAL BUILD TO RENT)

Neste mesmo cenário, porém, surgiu uma nova janela oportunística. Desta vez, um passo atrás na cadeia imobiliária, na construção de propriedades residenciais destinadas a aluguel (residential build-to-rent).  

Com retornos sobre o custo de construção (yield-on-cost) saudáveis entre 6% e 8%, bastante superiores aos imóveis operacionais, as oportunidades nesta classe e estratégia possuem fortíssimos fundamentos relacionados ao substancial desbalanceamento entre oferta e demanda de imóveis residenciais nos Estados Unidos, o qual deve levar anos para se reestabelecer (Saiba mais). Além disso, as perspectivas de aumento da taxa de juros tendem a dificultar a aquisição de residências, empurrando uma parcela maior da população para o aluguel. 

Quando comparados a projetos operacionais, projetos de build-to-rent também se mostram proporcionalmente menos suscetíveis ao impacto negativo do aumento dos juros em sua estrutura de financiamento, já que tradicionalmente o nível de alavancagem é mais baixo e a participação do financiamento na rentabilidade total do investimento é muito menor. 

Por outro lado, entendemos que o investimento em propriedades desde a construção implica em riscos adicionais para os investidores quando comparado ao investimento em propriedades operacionais com geração de fluxo de caixa, e por isso, ao traçar a estratégia de investimentos é muito importante contar com mitigadores de risco, que só um operador experiente no mercado de build-to-rent americano pode proporcionar.  

Etapas do Desenvolvimento Imobiliário

Como gestores, acreditamos que conhecendo os mercados onde o déficit habitacional é mais forte e adotando-se os mitigadores certos, é possível explorar as oportunidades de Build-to-Rent com excelente relação risco-retorno!

FALE COM UM SÓCIO DE INVESTIMENTOS 

Agende uma reunião para entender como investir com segurança em ativos imobiliários nos EUA com geração de renda em dólar. 

Ativore Private Investments

Monte uma carteira diversificada e personalizada de ativos imobiliários privados de qualidade institucional nos EUA, via investimento direto, coparticipação em propriedades alugadas e dívida privada lastreada em imóveis, para geração de renda em dólar e construção de riqueza.

Somos pioneiros ao combinar a tecnologia de uma plataforma de investimentos alternativos no exterior para investidores de alta renda, com a conveniência do gerenciamento centralizado das suas obrigações fiscais, legais e sucessórias.

Saiba mais →


Autor

Responsável pela área comercial institucional da Ativore Asset Management, gestora de recursos com foco em Private Equity Imobiliário nos Estados Unidos. Anteriormente, ocupou posições de liderança nas áreas comercial e de relacionamento com investidores institucionais em grandes gestoras de recursos no Brasil. 

Últimas publicações

ATIVORE INVESTMENTS

INSIGHTS

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre
Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração
de Renda em Dólar

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração de Renda em Dólar