Suporte contínuo: como gerir seus investimentos e estrutura internacionais

Ativore Investments

No artigo desta semana, vamos tocar em um dos pontos mais sensíveis para o investidor remoto quando ele decide aplicar seu dinheiro em um imóvel para renda no exterior: a falta de tempo e conhecimento para gerir seus investimentos internacionais.

Após a aquisição do imóvel, é iniciado um longo ciclo de gestão remota e contínua dos investimentos, que vai durar tanto tempo quanto estrutura patrimonial no exterior existir. Logo, é muito importante que a decisão sobre as aplicações sempre leve em consideração todas as questões que inevitavelmente vão surgir após a montagem da estrutura internacional e a aquisição do imóvel para renda, como as obrigações regulamentares, fiscais e societárias, tanto nos países de investimento quanto no país de residência do investidor.

Nesse contexto, listamos abaixo os principais desafios do investidor remoto após a aquisição dos imóveis para renda e as respectivas soluções que a Ativore disponibiliza aos nossos clientes para que sintam segurança em investir no exterior assim como localmente. É o que chamamos de suporte contínuo ao investidor.

No dia a dia, observamos que a maior parte dos nossos clientes não tem tempo hábil para acompanhar todos os detalhes que envolvem a gestão do investimento. Por isso, atualmente 97% da nossa base opta pela contratação do serviço de suporte contínuo, que está baseado em quatro pontos.

Relatório anual de performance

Imóveis para renda proporcionam boa previsibilidade de fluxo de caixa quando comparado a outros tipos de investimento. No longo prazo, porém, os mercados podem mudar, sendo importante adequar a carteira imobiliária a novos riscos e oportunidades.

Para apoiar nossos clientes, preparamos relatórios anuais que permitem avaliar a performance dos investimentos imobiliários e apoiam tomadas de decisão do cliente sobre sua carteira fundamentadas no desempenho dos ativos.

ativore

Central de apoio ao investidor

A gestão remota de investimentos imobiliários internacionais pode apresentar desafios para o investidor sem tempo de se envolver no dia a dia da gestão da carteira e/ou que não domina a língua e cultura de negócios dos países onde estão localizados seus investimentos.

Assim, apoiamos nossos clientes na gestão administrativa de investimentos imobiliários internacionais, dando suporte na interlocução com prestadores de serviços no exterior, dirimindo dúvidas e coordenando ações de resolução de problemas.

O serviço, que é personalizado, trata, entre outras coisas, de depósitos de valores nas contas dos clientes, reposição de inquilinos, pagamento de impostos e taxas, suporte à comunicação com bancos e outras instituições financeiras internacionais.

Coordenação e apoio a obrigações tributárias

Investimentos imobiliários internacionais geram obrigações fiscais e regulamentares em mais do que um país, o que pode consumir bastante tempo do investidor. Além disso, há diversas oportunidades de racionalização das despesas tributárias e/ou riscos de penalidades que mesmo contadores nacionais experientes tendem a desconhecer.

Nesse contexto, o cliente que opta pelo suporte contínuo tem à sua disposição profissionais e parceiros internacionais para coordenar e apoiar nos diferentes processos relacionados às declarações de imposto de renda no Brasil e outros países, além de declaração de capitais brasileiros no exterior (BACEN).

Além disso, esse cliente recebe, como parte do serviço contratado, uma robusta ferramenta chamada planilha de controle do investidor, contendo funcionalidades úteis para o registro de dados e geração de relatórios gerenciais, e que serve como base para os trabalhos anuais de contabilidade de sua empresa no exterior.

Na prática, a Ativore atua como um grande elo entre o investidor, a contabilidade no exterior e no Brasil, organizando o trabalho e alimentando os diferentes profissionais envolvidos. Assim, além da economia de tempo, o investidor chega a economizar 25% nas despesas totais quando contrata nosso suporte contínuo, pois os demais profissionais dão grandes descontos em seus serviços quando a Ativore está envolvida, por conta do ganho de eficiência.

Obrigações societárias de empresas no exterior

Documentos estatutários de empresas no exterior, quando desatualizados, podem comprometer direitos dos herdeiros e levar a inconsistências nas declarações de imposto de renda nos países de residência do investidor. Além disso, a manutenção dessas empresas gera obrigações anuais de reportes e renovações de licenças.

Assim, apoiamos nossos clientes na gestão da atualização de documentos estatutários, avaliando o impacto fiscal e sucessório de aportes e reduções de capital em suas empresas no exterior, e coordenamos a renovação anual de licenças e outras obrigações societárias.

Neste artigo, citamos apenas alguns dos itens necessários para manter a harmonia da gestão financeira do seu investimento de forma transparente e saudável.

Entre em contato com um de nossos consultores para saber mais detalhes.

Últimas publicações

ATIVORE INVESTMENTS

INSIGHTS

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre
Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração
de Renda em Dólar

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração de Renda em Dólar