Ativore Magazine 2021: Crise Mundial – A importância da diversificação em dólar

Renan Barros, Sócio Fundador e Chief Investment Officer da Ativore Investments

Nunca foi tão importante para o investidor brasileiro ter patrimônio em dólar. Ao longo de 2020, durante a maior crise que já vivemos — e que certamente ainda não passou —, vimos o real ter uma das piores performances do mundo, ao mesmo tempo que nossas contas públicas, em situação no mínimo delicada, devem produzir um déficit primário na ordem de 12% nos últimos 12 meses, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), levando a dívida pública do Brasil para mais de 90% do PIB e prenunciando uma grave crise fiscal.

Essa fragilidade político-econômica brasileira escancarou a necessidade de diversificação pelos investidores, que têm encontrado nos Estados Unidos um porto seguro para seus ativos no exterior. Apesar das fortes emoções no âmbito político com a recente eleição de Joe Biden, o governo norteamericano demonstrou ao mundo seu poderio fiscal ao injetar trilhões de dólares na economia para lidar com a crise, tendo mais de US$ 900 bilhões de ajuda aprovados recentemente pelo Congresso. Tamanha capacidade de socorrer o país tem forte relação com a escassez mundial de dólares, tema do artigo de capa da Ativore Magazine de 2021.

Sabemos que momentos de crise trazem grandes oportunidades e, para aqueles que ainda não possuem patrimônio no exterior, ou para os que pretendem ampliar sua exposição, o momento se mostra extremamente oportuno. Aliás, essa é a principal matéria da revista, escrita pelo Sócio Fundador e Chief Investment Strategist da Ativore Asset, Pedro Barreto, que de forma técnica e ao mesmo tempo didática, corroborado por especialistas norte-americanos, explora diversos e importantes temas: a estratégia Ativore de retomada de investimentos durante a pandemia; a resiliência das carteiras imobiliárias a crises; o efeito Biden na economia; e as principais macrotendências que afetarão os mercados globais nos próximos anos — imperdível.

Falando em crise, tratamos o tema de forma transparente, compartilhando em um artigo os resultados de uma carteira imobiliária da Ativore nos EUA durante a pandemia e trazendo entrevistas exclusivas com executivos dos setores hoteleiro, industrial e de shoppings que compõem nossas carteiras. Em 2020, ano da pandemia, a rentabilidade consolidada das carteiras dos nossos clientes atingiu 4,86% em dólar (contra uma média de 7,8% a.a. nos sete anos anteriores), ratificando nossa tese: uma carteira diversificada de ativos imobiliários privados nos EUA, fiscalmente eficiente, com fluxos de caixa em dólar estáveis e boas oportunidades de ganho de capital.

Temos dois artigos que tratam da nossa abordagem pioneira de investimentos e de algumas das principais técnicas que utilizamos para analisar imóveis: os fatores geradores de valor, e a análise de sensibilidade e testes de estresse. Tais práticas foram utilizadas para ajudar clientes em oito países a montar seus próprios portfólios e para a Ativore Asset estruturar um fundo internacional que, desde novembro de 2020, já realizou doze investimentos em private equity e dívida diversificados em nichos, operadores e regiões do mercado imobiliário norte-americano.

No último ano, nossos inúmeros cafés da manhã e eventos presenciais deram lugar a uma estratégia digital de enorme sucesso, capitaneada por nossa área tributária, que já virou referência em planejamento fiscal e sucessório na internet. Trazemos neste ano alguns dos assuntos que geraram mais interesse aos investidores internacionais: como realizar as declarações anuais de Imposto de Renda e do Banco Central, principais pontos de atenção ao investir fora do Brasil e como funciona, na prática, a sucessão patrimonial no exterior.

Esta é a quarta edição da Ativore Magazine, um dos fios condutores da estratégia de comunicação da Ativore, que neste ano se consolidou em um grupo composto por três empresas: Ativore Private Investments, Ativore International Tax e Ativore Asset Management, todas com um único foco: ajudar a internacionalizar o patrimônio de seus clientes de maneira eficiente, rentável e segura.

Espero que este material, fruto do trabalho de uma vasta equipe de profissionais experientes e qualificados, ajude-o nessa jornada.

Através desse formulário abaixo, você pode baixar sua versão digital da Ativore Magazine 2021! Boa leitura!

ativore


Renan Barros, CGA

  • Com ampla experiência no mercado imobiliário americano,é cofundador da Ativore Global Investments desde 2014, empresa que deu origem à Ativore Asset.
  • Chief Investment Officer na Ativore Asset, tendo estruturadonos últimos 8 anos, operações de investimentos com +20 gestores americanos, diversificadas em +30 estados dos EUA e 10 nichos de mercado.
  • Liderou a montagem de carteiras imobiliárias de R$ +400 milhões para investidores brasileiros residentes em 8 países, com retornos de 7,8% a.a. em dividendos em dólar e +13% a.a. de TIR projetada.
  • Possui licença de gestor de fundos, sendo certificado pela Anbima (CGA), com formação em Administração de Empresas pela UFRJ.
  • Atuou anteriormente em empresas de referência de consultoria, como IBM e Elogroup, participando em projetos internacionais e de reestruturações de negócios, além de ter sido sócio executivo de empresas ligadas às áreas de tecnologia e inovação.

Últimas publicações

ATIVORE INVESTMENTS

INSIGHTS

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre
Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração
de Renda em Dólar

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração de Renda em Dólar