investimentos alternativos privados no exterior

Investimentos alternativos privados no exterior

Pedro Barreto, Sócio Fundador e Chief Investment Strategist da Ativore Asset

Investimento em dólar, diversificação do risco e rentabilidades atrativas 

Os dias de carteiras de investimento que consistiam apenas em ações e títulos de renda fixa estão acabando. Existem fortes evidências de que a alocação de carteiras exclusivamente a esses ativos tradicionais não oferece a diversificação necessária ou os retornos de longo prazo pretendidos pelos investidores no contexto macroeconômico atual.

É provável que as taxas de juros permaneçam baixas por muito tempo, o que deixará muitos investidores com rentabilidades inadequadas e desiludidos com as classes de ativos tradicionais. No Japão, a taxa de juros já está negativa sendo que nos EUA e no Brasil  está em mínimos históricos. Apesar de ainda não estarem nominalmente negativas em ambos os países, estamos muito próximos de rentabilidades reais negativas após considerada a inflação.

Os investimentos alternativos privados podem oferecer retornos mais elevados e diversificação de risco, que não existem no mundo dos investimentos tradicionais.  Estes mercados – que incluem  private equity, imobiliário, infraestrutura e dívida privada – cresceram à taxa anual composta de 9% desde 2008¹ puxados principalmente pelos investidores institucionais, indivíduos de alto patrimônio líquido (HNWIs) e indivíduos de patrimônio líquido ultra-alto (UHNWIs).

Como, em geral, os ativos alternativos privados não são “marcados a mercado”, eles tendem a ser menos voláteis do que as ações e são mais resilientes a crises. Uma vantagem adicional de investimentos alternativos com lastro em ativos reais, como os imóveis (Fundos Imobiliários, Private Equity Imobiliário, etc), é que eles podem atuar como hedge em caso de desaceleração econômica, pois seus preços, geralmente, flutuam em sentido inverso às taxas de juros. Os juros dos financiamentos dos imóveis nos EUA chegaram a um mínimo de 2,8% ao ano pós-Covid, impulsionando a procura e aumentando substancialmente a rentabilidade dos  investidores em determinados tipos de imóveis.   

Estes dados são corroborados pelos resultados das carteiras consolidadas dos clientes da Ativore compostas por Fundos Imobiliários Privados nos EUA (Private Equity Imobiliário), uma modalidade de investimento em que operadores (investidores profissionais) agregam capitais de vários investidores passivos para aquisição ou concessão de financiamentos privados a imóveis específicos ou pequenas carteiras de imóveis com geração de renda em dólar.  

Embora o interesse por esse espaço esteja crescendo rapidamente e o próprio setor esteja em constante evolução, os investidores devem estar cientes da natureza muitas vezes complexa e dos riscos ocultos associados aos investimentos alternativos. 

Portanto, é importante realizar a devida diligência para determinar se a estratégia de investimento pode ser implementada, bem como se a infraestrutura necessária para a gestão de tais investimentos está instalada. Isso pode ser mais desafiador do que no caso dos investimentos tradicionais, especialmente devido aos perfis de risco e retorno mais específicos, destes ativos sem falar na menor transparência, liquidez e eficiência dos mercado associados.

Dadas estas dificuldades, as melhores oportunidades de investimentos alternativos  no exterior historicamente  ficam concentradas nas tesourarias de grandes bancos ou family offices, restringindo o acesso aos investidores individuais. O surgimento das plataformas de investimento especializadas, como a da Ativore, permitiu que essas classes alternativas de ativos se tornassem mais acessíveis ao investidor brasileiro de alta renda.

 

Plataforma Ativore de Investimentos Alternativos

Fundada em 2012 para atender ao crescente interesse do segmento private por ativos alternativos no exterior com risco-retorno atrativos e rendimentos em dólar, a Ativore Private Investments presta serviços completos de assessoria ao investidor, com foco em Fundos Imobiliários Privados (ou Private Equity Imobiliário) nos EUA.

Nossos clientes têm acesso a um fluxo contínuo de produtos imobiliários privados, muitos deles off market, rigorosamente selecionados por nossas equipes de analistas, para montagem de suas carteiras personalizadas de Fundos Imobiliários Privados nos EUA, com ênfase na geração de dividendos em dólar.

Como funciona a plataforma de investimentos alternativos no exterior da Ativore


Investimentos alternativos - como investir

Saiba mais →

¹ BCG Global Asset Management Report 2020

Ativore Private Investments

Monte uma carteira diversificada e personalizada de ativos imobiliários privados de qualidade institucional nos EUA, via investimento direto, coparticipação em propriedades alugadas e dívida privada lastreada em imóveis, para geração de renda em dólar e construção de riqueza.

Somos pioneiros ao combinar a tecnologia de uma plataforma de investimentos alternativos no exterior para investidores de alta renda, com a conveniência do gerenciamento centralizado das suas obrigações fiscais, legais e sucessórias.

Saiba mais →

 


Autor

Pedro Barreto

Chairman & Founder Ativore Global Investments & Ativore Asset

  • Chairman e sócio-fundador da Ativore Global Investments, holding de um grupo de empresas especializadas em investimentos alternativos no exterior para investidores de alta renda.
  • Sócio e Diretor de Risco da Ativore Asset, gestora brasileira especializada em fundos imobiliários nos EUA.
  • Desde 1995 investindo em ativos imobiliários em seis (6) países, é hoje referência em estratégias sofisticadas de investimentos imobiliários via Private Equity e Dívida Privada, com foco nos EUA.
  • Participou em operações de investimentos de private equity imobiliário com valor superior a 4 bilhões de dólares em mais de 30 estados nos EUA, gerando rentabilidades superiores a 13% aa em dólares.
  • Anteriormente atuou por cerca de 20 anos como sócio executivo e/ou CEO da Arthur Andersen, Deloitte e KPMG em 4 países.
  • MBA – Master in Business and Administration pela Warwick University (Grã-Bretanha) e Economista pela Universidade Católica de Petrópolis (Brasil).

Últimas publicações

ATIVORE INVESTMENTS

INSIGHTS

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre
Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração
de Renda em Dólar

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração de Renda em Dólar