Cinco razões para investir em imóveis comerciais

Renan Barros, Sócio Fundador e Chief Investment Officer da Ativore Investments

“O mercado imobiliário dos Estados Unidos não irá se recuperar até 2017”, essa era a manchete da Reuters em 22 de junho de 2009. Nesta época, o mercado de imóveis comerciais sofria com a crise, e os indicadores de demanda, rentabilidade e vacância eram desanimadores.

O que fez esse cenário mudar e uma recuperação acontecer bem antes de 2017?

Uma baixa taxa de juros combinada com um mercado de excelentes imóveis comerciais altamente subvalorizados, proporcionando altas taxas de retorno aos investidores e promovendo a retomada da confiança no mercado imobiliário americano.

Os imóveis comerciais, em grande parte, fazem parte de portfólios imobiliários bem diversificados e geridos, algumas razões para isso:

1 – Cash flow sustentável

Geralmente imóveis comerciais possuem contratos com empresas, com linhas de crédito mais atrativas do que para imóveis residenciais, isso gera maior estabilidade de cash flow e por vezes rentabilidades mais elevadas.

2 – Benefícios fiscais

Investidores em imóveis comerciais podem utilizar a depreciação do ativo como despesa fiscal, reduzindo a carga tributária do investimento. Além disso, também podem ser deduzidas as despesas de juros de empréstimos tomados para melhoria ou compra de imóveis.

3 – Proteção contra inflação

Propriedades comerciais funcionam como um excelente hedge contra a inflação. De acordo com Martha S. Peyton, Ph.D, autora do artigo “Is Commercial Real Estate a Hedge against Inflation?”, este tipo de investimento imobiliário tem a maior correlação com a inflação quando comparado a outros ativos como S&P 500 e Bonds de empresas. Ao analisar períodos de 5 anos, historicamente, os retornos dos imóveis comerciais superam com folga a inflação.

4 – Capacidade de financiamento

Com taxas de juros bem atrativas, o financiamento de imóveis comerciais proporciona maiores retornos e reduzem o montante de capital necessário pelo investidor. No entanto, deve-se tomar cuidado ao ter uma parcela muito grande do seu portfólio financiada (over-leverage).

5 – Segurança

Os imóveis comerciais, quando bem selecionados, localizados e geridos, proporcionam rentabilidade estável para investidores por muitos e muitos anos. Certifique-se de estar cercado de bons profissionais principalmente para a seleção e gestão dos seus imóveis e para um aconselhamento fiscal devidamente responsável.

ativore

Conclusão

Em resumo, é merecida a inclusão de imóveis comerciais em um portfólio imobiliário. Com boa capacidade de apreciação, rentabilidade, financiamento e de obtenção de benefícios fiscais, esse investimento simplesmente faz sentido.

Aliás, essa é uma das maneiras pela qual 45% de todos os milionários dos Estados Unidos fizeram sua fortuna.

Artigo adaptado site: Think Realty Magazine

Últimas publicações

ATIVORE INVESTMENTS

INSIGHTS

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre
Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração
de Renda em Dólar

Preencha com seus dados e receba conteúdos exclusivos sobre Investimentos Imobiliários nos EUA com forte Geração de Renda em Dólar